Cerca de mil brasileiros em Israel e Palestina pediram volta ao Brasil

Mundo

A Embaixada Brasileira em Tel Aviv já coletou informações de aproximadamente 1 mil brasileiros que estão hospedados em Tel Aviv e Jerusalém e desejam retornar ao Brasil. Essa ação ocorre em resposta ao conflito recente na região. A maioria das pessoas que prestaram informações são turistas em Israel.

Os interessados preencheram um formulário online disponível no site da embaixada, embora o preenchimento não garanta a repatriação imediata. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) está acompanhando a situação dos turistas e da comunidade brasileira na área e informará posteriormente os detalhes sobre a inclusão na lista de passageiros.

Estima-se que aproximadamente 14 mil brasileiros vivem em Israel e 6 mil na Palestina, com a maioria residindo fora das áreas afetadas pelos recentes conflitos.

O governo brasileiro já reservou seis aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) para a repatriação. No domingo (08/10), um avião partirá com destino a Roma, Itália, para trazer brasileiros que desejam sair da Palestina ou de Israel devido ao conflito. Até o momento, três brasileiros estão desaparecidos e um ficou ferido durante o conflito, todos eles binacionais que participavam de um festival de música no sul de Israel, próximo à Faixa de Gaza. O brasileiro ferido já recebeu alta hospitalar e está em boas condições.

Embaixada do Brasil em Tel Aviv publicou, em seu site, um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação e transmitirá instruções para deslocamento ao aeroporto de Ben-Gurion à medida que se confirmarem os voos.

O governo brasileiro montou no Itamaraty estrutura para o acompanhamento da situação dos brasileiros na região. Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência.

O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *